1991293570887186

Blog

Confira as últimas postagens

4 Mitos e verdades sobre amamentação


Durante a gravidez, é muito comum surgirem dúvidas sobre esse universo tão complexo e, principalmente, sobre as mudanças que vão acontecer após a chegada do bebê. E um dos assuntos que mais gera medo e insegurança nas futuras mamães é a amamentação. Existem muitos mitos sobre o que pode, e deve ser feito. Principalmente aqueles passados de geração em geração. Mas, na maioria das vezes, essas teorias não tem nenhuma comprovação médica ou científica e só servem para confundir.

Pensando nisso, criamos esse artigo listando os 4 mitos e verdades sobre a amamentação. Confira!

1. Existem alimentos que podem diminuir ou aumentar a produção de leite? 

Sim! Existem alguns alimentos, ou práticas, que podem contribuir para a produção do leite materno.

Tanto a gestante como a nutriz (mulher que amamenta) devem evitar fumar. O que, dentre outras consequências negativas, reduz a produção de leite. Doses excessivas de cafeína também podem contribuir negativamente, deixando o bebê irritado e sem sono. Já o álcool, influência na amamentação destruindo as células nervosas.

2. Preciso manter uma dieta específica durante a amamentação?

Sim! As mamães que estiver amamentando deve manter uma alimentação balanceada durante os primeiros meses de vida do seu bebê, preferindo refeições á base de lacticínios, frutas, legumes e verduras.

Outra dica importante é ingerir bastante água, principalmente quando estiver amamentando. Não há risco nenhum nessa prática, muito pelo contrário, a reposição hídrica feita com água ou suco traz diversos benefícios.

3. Existe leite fraco?

Não! Nenhum leite é fraco.

Em alguns casos, quando a mãe está em um quadro de desnutrição, a produção do leite pode ser comprometida em volume, mas não em valor nutricional. Nessa situação, pode ocorrer a diminuição da vitamina C e do complexo B, mas os casos são raros.

Para evitar qualquer dúvida ou insegura com o assunto, é muito importante realizar o pré-natal, assim como o acompanhamento nutricional de um médico ou profissional especializado. E uma dica de ouro: não dar ouvidos para a opinião de quem não entende do assunto!  

4. Amamentação exclusiva é o suficiente? 

Sim! O aleitamento materno exclusivo é mais do que o suficiente para manter o bebê alimentado e saudável até os 6 meses de idade.

É uma questão fisiológica. O bebê estava no útero e agora precisa se acostumar com o mundo exterior. O seu estômago está em desenvolvimento, assim como todo o seu corpo. Para se ter um ideia o estômago de um bebê no 1 dia de vida mede aproximadamente o tamanho de uma cereja e com um mês de vida o de um ovo.

Além disso, não a nada mais riqueza nutricional do que o leite materno. Diferente do que muita gente acredita, a mama não é um estoque de leite e sim uma renovação de leite com as necessidades a qual o bebê precisa a todo o momento.

Dica bônus:

Quando preciso procurar ajuda?

A amamentação é um momento lindo e único. Mas nem sempre ela acontece como o esperado e pode trazer algumas consequências negativas para a mamãe ou para o bebê. Neste caso, é essencial contar com o suporte e orientação de um profissional especializado no assunto.

O que é uma Consultora em Aleitamento Materno? 

Uma Consultora em Aleitamento Materno é uma profissional da área de saúde com interesse e a experiência necessária para apoiar, incentivar e corrigir problemas relacionados área de amamentação. Essa profissional se coloca a disposição da gestante, lactante e até da sua família para esclarecer todas as dúvidas e mitos sobre o assunto, além de empoderar as nutrizes no processo da amamentação. Ela também atua no manejo clínico corrigindo uma má pega ou encaminhando para outro profissional, quando se faz necessário!

Atuando há 16 anos na área da saúde, a Enfermeira Aline Araújo é Consultora em Amamentação e trabalha atualmente na assistência ao Pré Natal de Baixo Risco, no Serviço Público, e Apoio ao Aleitamento Materno. Entre em contato pelo telefone (22) 997266466 e agende uma visita com quem realmente entende do assunto!

E agora que você já conhece as principais dicas, mitos e verdades sobre a amamentação, confira nosso próximo artigo e descubra quais são as melhores formas de registrar a sua gravidez! 

* Esse texto foi desenvolvido em parceria com a Enfermeira e Consultora em Amamentação Aline Araújo.