1991293570887186

Blog

Confira as últimas postagens

5 principais dicas sobre cuidados com o Recém Nascido


A chegada de um bebê muda completamente a rotina de uma família. Além de toda a emoção que envolve o parto e pós-parto, existem alguns cuidados com o recém-nascido que precisam ser adotados já nas primeiras horas de vida, para garantir que tudo funcione da forma mais saudável e natural possível.

Está aguardando a chegada do seu bebê e quer saber mais sobre o assunto? Em parceria com a Enfermeira e Consultora em Amamentação Aline Araujo, listamos as 5 principais dicas e cuidados que você precisa conhecer e adotar nos primeiros dias. Confira:

1. O que é Lua de Leite ?

A Lua de Leite é um período decidido pelos pais de bebê em limitar ao máximo o número de visitas ao mais novo integrante da família em casa!  Assim, é possível fortalecer o vínculo materno e melhorar a adaptação no processo da amamentação.

Além disso, nessa fase o recém-nascido ainda não desenvolveu o seu sistema imunológico completo. Por isso a decisão da Lua de Leite é tão recomendada e pode oferecer diversos benefícios.

2. Qual é a frequência correta para trocar a fralda?

É muito importante que a trocas de fraldas seja feita sempre que o bebê fizer coco ou xixi. Com esta prática de higiene será possível evitar ou reduzir o aparecimento das assaduras e  infecções de pele e mucosas.

Uma boa dica é evitar o uso de lenços umedecidos nos primeiros dias. Isso porque esses produtos  podem ter componentes que levam a irritações na pele e mucosas do bebê. Se possível, prefira fazer a limpeza com bolinhas de algodão e água morna.

3. Existe algum cuidado especial durante a amamentação?

O uso de sutiã com arco, aqueles que vêm com uma armação de ferro, devem ser evitados no período da gravidez até a amamentação. Isso porque a mama da mulher vai estar em um processo de desenvolvimento especial e o material da peça pode contribuir para lesionar a região. Prefira sempre sutiãs confortáveis, com alças fortes e largas.

Outra dica importante é evitar ao máximo o uso de absorventes mamários por períodos longos. O uso com frequência e sem a troca adequada  do produto poderá levar a infecções muito comuns, geradas por fungos, nas mamas e na cavidade oral de bebê.

4. E depois de amamentar?

Segundo a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, é importante colocar o seu bebê na posição vertical por 30 minutos após a amamentação, principalmente se ele não arrotar.

5. Como deve ser  feita a limpeza do umbigo?

A limpeza do coto umbilical do bebê deve ser feita a cada troca de fraldas, sempre com álcool etílico 70% molhado na gaze. Geralmente, o umbigo cai espontaneamente entre o 7º e 15º dia de vida . Não é necessário utilizar ataduras, cinteiros ou outras técnicas caseiras, e é preciso estar muito atento com qualquer sinal de infecção.

Bem esclarecedor, não é mesmo? Embora pareça assustador, com algumas dicas simples é possível facilitar os primeiros dias e o cuidado com o seu bebê recém-nascido. Ainda tem dúvidas ou inseguranças sobre o assunto? Entre em contato pelo telefone (22) 997266466 e agende hoje mesmo uma visita com a Enfermeira Aline.

E agora que você já sabe quais são os principais cuidados com o recém-nascido, confira o nosso próximo post e descubra 4 mitos e verdades sobre amamentação!