1991293570887186

Blog

Confira as últimas postagens

Fotografia lifestyle: como funcionam os ensaios em casa?


Existem diferentes estilos e formatos de registrar algo. Tem gente que gosta de foto posada, de estúdio e figurino. Outras pessoas já preferem uma direção mais natural e documental, que retrate momentos reais dos fotografados. Mas quando o assunto é a fotografia lifestyle muita gente ainda tem dúvida sobre o que ela é e como funcionam os ensaios feitos em casa. 

Pensando nisso, criamos esse post explicando tudo o que você precisa saber sobre o assunto, além de trazer algumas dicas que podem te ajudar a optar ou não por esse estilo de fotografia. Confira e descubra!

O que é fotografia lifestsyle?

Em uma tradução literal, lifestyle quer dizer estilo de vida. Logo, essa é uma fotografia que busca registrar o que há de mais real e verdadeiro em uma cena. Embora também exista um direcionamento do fotográfo para as pessoas que estão sendo fotografas e uma preocupação com os melhores lugares para as fotos, o objetivo é que as imagens transmitam os sentimentos e emoções vividos, retratando a personalidade e particularidades de cada um. 

Esse tipo de fotografia tem um toque mais documental, por isso figurinos montados não são muito recomendados. O ideal é que as roupas, acessórios e até mesmo a maquiagem usadas tenham haver com a história e com aquele momento da vida a ser retratado. Em um ensaio de bebê, por exemplo, o objetivo é registrar o desenvolvimento da criança, além da sua rotina com a família. 

Como funcionam os ensaios em casa?

Quando pensamos em fotografia, geralmente a primeira coisa que vem em mente são os ensaios externos ou feitos em estúdio. Entretanto, quando o assunto é o registro lifestyle, os ensaios em casa tem sido os mais procurados entre os clientes que buscam um registro diferente e com ainda mais personalidade.

No dia e horário agendado, os fotográfos vão até a casa dos clientes e fazem dos comôdos e elementos do local o seu cenário principal. Cada cantinho da cada pode ser relevante e trazer ainda mais vida e significado para as imagens clicadas. 

Uma das grandes preocupações das pessoas ao investirem em um ensaio em casa é com a decoração e estética do cenário. Mas é preciso ter em mente que o objetivo do ensaio não é produzir imagens para uma revista de arquitetura e sim retratar os detalhe da personalidade e rotina da família. Dos objetos do quartinho de bebê ao cantinho de lazer de um casal, tudo pode contribuir para criar fotografias exclusivas e cheias de significado. 

E para que tudo saia conforme o esperado, é muito importante conversar com o seu fotógrafo com antecedência sobre todas as possibilidades, expectativas e roteiro da sessão. Uma boa dica é mostrar algumas fotos da casa, identificando os cômodos mais interessantes a serem explorados durante o ensaio. 

Por que o ensaio em casa é uma boa opção?

Embora ainda pouco explorado, esse tipo de ensaio revela um jeito único e super especial de retratar pessoas. Afinal, nada melhor do que a própria casa para contar a história e criar lembranças sobre cada cliente fotografado. Talvez por isso, esse estilo seja uma das principais essências da fotografia lifestyle. Pois, ao apostar nesse tipo de cenário é possível garantir um registro ainda mais pessoal e significativo para a sua família. 

Além disso, existe lugar mais confortável do que a casa da gente? Não, né? Por isso, esse pode ser o cenário ideal para fotos descontraídas, divertidas e com aconchego típico do lar <3

Sendo assim, antes de escolher um ensaio externo, estude as possibilidades, informe-se com o seu fotógrafo e invista naquilo que trouxer os resultados que você tanto sonhou para as suas fotos. 

Ainda tem dúvidas sobre fotografia lifestyle e ensaios em casa? Entre em contato com a gente! Você também pode conferir conteúdos exclusivos sobre o assunto no Facebook e no Instagram