1991293570887186

Blog

Confira as últimas postagens

8 dicas para fotografar o nascimento do seu bebê


Com a popularização da fotografia de parto, a maioria das mamães hoje em dia sonha em registrar o nascimento dos seus filhos. Infelizmente, a chegada da pandemia do corona vírus no Brasil fez com que a maioria das hospitais proibisse a entrada de fotógrafos em suas dependências, deixando muitas famílias frustradas com a situação. Mas não se preocupe, nem tudo está perdido!

Para que você não fique sem registrar, mesmo que de forma amadora, esse momento tão importante na vida de qualquer família, eu preparei esse post com 8 dicas bem bacanas para fotografar o nascimento do seu bebê. Esse conteúdo é direcionado principalmente para os papais ou acompanhantes que vão ficar responsáveis pelos cliques. Então não deixe de mostrar essas dicas para ele, ok?

1. Prepare o seu equipamento

Nem todo mundo tem uma câmera profissional a disposição, mas você pode fazer um uso muito melhor da câmera do seu celular se estiver preparado para isso. Em caso de partos marcados, lembre-se de carregar o telefone com antecedência para evitar ficar sem bateria na hora H. Você também deve levar o carregador para o hospital. Assim, se não der tempo de carregar o aparelho em casa, você pode fazer isso enquanto aguarda o momento do nascimento do bebê.

Aproveite a luz natural dos ambientes e evite usar flash no centro cirúrgico e no bebê recém nascido. Caso a câmera do seu celular possua grades de enquadramento, você pode - e deve! - usar esse recurso para deixar as suas fotografias ainda mais bonitas. 

2. Fotografe o pré parto

Uma boa fotografia de parto deve ser capaz de contar uma história, com começo, meio e fim. Por isso, é importante que você também fotografe os momentos que antecedem o nascimento do bebê. A correria na hora de sair de casa, a chegada no hospital, os últimos minutos da mamãe com o seu barrigão, as contrações - em caso de parto normal - ou a espera até chegar ao centro cirúgico - em caso de cesáreas.

Mesmo que a princípio isso não faça muito sentido para você, lembre-se que todos esses momentos vão ser importantes quando vocês forem relembrar o parto. Além disso, essa é uma boa oportunidade de registrar quem estava presente no nascimento, como os papais estavam se sentindo, a expectativa com a chegada, as dificuldades e a superação vividas durante o parto. 

3. Esqueça as poses

Sim! Para fotografar um parto na maioria das vezes é preciso esquecer as poses e focar no registro das emoções. É claro que você pode - e deve! - fazer algumas fotos mais "tradicionais" e "posadas" dos pais, do bebê, etc, mas esse não deve ser o seu principal objetivo. Já pensou se no meio do parto o papai resolve dirigir a cena e mandar a mamãe fazer poses? Isso provavelmente não vai dar certo e as fotos não vão ficar nada naturais.

Quando for fotografar o parto, tente entender as emoções que estão sendo vividas ali e registrá-las do seu jeito. Choros, risos, gritos... tudo isso é importante e mostra um pouco da loucura que é o nascimento de um bebê. A sua conexão com a mamãe também é super importante, por isso não deixe de fotografar os momentos de interação e apoio entre vocês.

4. Faça muitos cliques

Na hora que o bebê estiver nascendo você provavelmente vai estar totalmente envolvido com a situação e pouco vai ligar para as fotografias. Isso é super normal! E como esse é um momento rápido e imprevisível, a minha dica é que você vá clicando sem parar, sem se preocupar muito com o resultado ou parar para ver o que conseguiu. 

A foto perfeita do nascimento é feita a partir de vários e vários cliques. E depois que esse momento passar você vai conseguir encontrar pelo menos uma imagem na galeria que vale a pena compartilhar com os seus familiares e amigos que esperam ansiosos em casa.

5. Respeite a intimidade da mãe

Essa é uma das dicas mais importantes para uma boa fotografia de parto. É muito comum que os papais estejam tão empolgados com o nascimento do bebê que se esqueçam que também existe uma mãe super vulnerável ali. Por isso, seja cuidadoso e respeite a intimidade dessa mulher que acabou de parir.

Evite fotos que mostrem as partes íntimas ou exponham a mamãe de alguma forma. Na hora de fotografar o bebê também vale ficar atento se a mãe não está aparecendo no fundo da foto de uma forma que ela não deseja ser vista. Na dúvida, uma boa dica é sempre pedir a autorização antes de divulgar as fotos para quem quer que seja!

6. Clique o primeiro encontro entre mãe e bebê

Assim que o bebê nasce é comum que os médicos liberem um tempo de "reconhecimento" com a mãe. Esse momento é conhecido como a hora dourada e é super importante para o desenvolvimento do vínculo entre os dois. A mãe finalmente conhece o seu filho, beija, cheira, dá de mama e muitas vezes se emociona com esse primeiro encontro. Não deixe de fotografar esse momento. Dele saem fotografias lindas e a mamãe vai ser muito grata a você por registrar isso.

7. Não esqueça da selfie em família

E não pode faltar aquela selfie esperta em família, não é mesmo? Aquela que vai para todos os grupos do whatsapp e para as redes sociais. Depois do primeiro momento da mãe com o bebê, se junte a eles, peça aquele sorrisão e faça o tão esperado retrato em família. Essa é a foto oficial dos registros de parto e não pode faltar na sua lista de momentos especiais, viu? 

Se no calor do momento você esquecer, não se preocupe! Ainda da para fazer a selfie em família no quarto, depois que as coisas - e o coração, rs - estiverem mais tranquilas. 

 

8. Curta muito esse momento especial

Fotografar o parto do seu filho é super importante, a gente sabe! Mas mais importante ainda é curtir esse momento especial em família. Por isso, se entregue a essa experiência por completo e não deixe que a preocupação com as fotos perfeitas te atrapalhem de viver esse dia único. 

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de compartilhar esse post com as suas amigas gravidinhas! Quer saber mais sobre a fotografia de parto? Entre em contato com a gente!